terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Aconteceu ontem - Reunião discute futuro de cobradores de ônibus na capital

Reunião discute futuro de cobradores de ônibus na capital


Sindicalistas, cobradores e vereadores se reuniram nesta terça-feira (21) na Câmara Municipal de São Paulo para discutir a proposta do prefeito João Dória (PSDB) de extinguir a função dos cobradores de ônibus na capital paulista.
Apesar da mudança, que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissões em massa. A categoria, no entanto, não está nada otimista. O vereador Abou Anni (PV) disse que os cobradores estão preocupados com a possibilidade de demissão e já estão se organizando.
Segundo ele, a afirmação do prefeito de que a profissão está obsoleta é apenas seu ponto de vista. “O Bilhete Único cumpre o papel do cobrador de receber e passar um troco, mas não cumpre o papel de auxiliar um cadeirante, dar uma informação ao passageiro ou auxiliar o motorista”, acredita o vereador.
O diretor-executivo do Sindicato dos Condutores de São Paulo, Marco Antônio Coutinho, explica que a Lei 13.207/01 garante o segundo homem dentro do coletivo.  “Em um país onde temos mais de 12 milhões de desempregados, e em São Paulo com quase três milhões, é lamentável um prefeito que acabou de assumir seu mandato falar em desemprego”, disse.
Cobradora há 12 anos, Juliana Ferreira, de 31 anos, compareceu à reunião e disse que vai esperar uma notícia positiva. “Espero que decidam por nossa permanência no cargo, pois o cobrador é importante dentro do coletivo”. Ela disse durante a reunião que continuará lutando pelo emprego, e se necessário, trabalhará para ajudar a reunir a categoria e parar a cidade.
A vereadora Samia Bomfim (PSOL) fez um balanço positivo da reunião e confirmou que o próximo encontro da categoria será realizado em uma garagem de ônibus, com maior espaço para a concentração desses trabalhadores, em data ainda a ser definida.
Samia informou que uma carta aberta à população será entregue nos pontos de ônibus da cidade expondo a situação difícil em que se encontram os cobradores de coletivos da capital paulista.

Sr. Vereador Eduardo Suplicy, qual sua posição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário