terça-feira, 27 de junho de 2017

E aí o que pode fazer por este bairro?

E aí o que pode fazer por este bairro?
Hospital Vermelhinho recebe pacientes de outros distritos e também de Guarulhos (Crédito: Annie Zanetti/CBN)
De carro, o caminho usado pelos motoristas era a Ponte da Vila Maria e depois a Celso Garcia, mas esse trajeto foi eliminado quando a avenida virou mão única. Além das melhorias no trânsito, ele afirma que os moradores esperam a construção da Linha 19-Celeste do Metrô, que irá ligar a cidade de Guarulhos ao bairro do Campo Limpo, na Zona Sul.
O líder comunitário e vice-presidente do Conseg da Vila Maria Beto Freire diz que faltam linhas de ônibus no Parque Novo Mundo. Embora segundo a SPTrans 42 linhas percorram o distrito, todos os moradores das favelas Funerária e do Marcone dependem de uma única. Ele já trabalhou como taxista e diz que por várias vezes teve que recorrer passageiros que passavam mal com a lotação.
Beto Freire também chama a atenção para enchentes, principalmente na Praça Santo Eduardo e arredores. Segundo ele, a Vila Maria Baixa está sendo asfaltada sem que as galerias sejam cuidadas.
Uma das reclamações é o número insuficiente de creches no Parque Novo Mundo, embora o distrito conte com 14 Centros de Educação Infantil. O assistente social Fernando Henrique Gonçalves mora no distrito há 14 anos e diz que, quando as mães conseguem uma vaga, ela sai para locais distantes e diferentes para cada filho. Segundo ele, algumas unidades contam com 300 crianças na fila de espera.
A região conta com quatro UBS, que ficam sobrecarregadas pelo alto número de idosos. O mesmo problema acontece com o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, o Vermelhinho, que recebe moradores de outros distritos e até de Guarulhos.
Os espaços públicos mal conservados geram insegurança. O líder comunitário e vice-presidente do Conseg da Vila Maria Beto Freire fala do mau uso do espaço do Banco de Alimentos, na Rua Gastão Madeira, e faz a distribuição para associações. Ele afirma que o mesmo problema acontece com a Praça Oyeno, no Jardim Japão. Moradores ficam com medo de frequentar as duas regiões durante a noite.
Uma situação parecida acontece no Clube Esportivo Thomaz Mazzoni. No verão, muitas pessoas pulam o muro e superlotam a piscina. Moradores reclamam do estado de abandono no local.
Os pancadões na região do Parque Novo Mundo, conhecidos como Baile da Marcone, começam na sexta-feira e vão até domingo. Eles acontecem na Rua da Bicicleta ou na Serafim Poli. Moradores relatam que chegam a acontecer internações por overdose no Hospital Vermelhinho.
O distrito da Zona Norte tem mais de 113 mil habitantes e o 62º melhor IDH entre os 96 da cidade, com uma renda média de R$ 1.014.
Texto copiado do link abaixo:
http://cbn.globoradio.globo.com/grandescoberturas/seu-bairro-nossa-cidade-sp/2016/07/13/MORADORES-RECLAMAM-DE-SAIDAS-DA-VILA-MARIA-TRAVADAS.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário